sábado, 15 de dezembro de 2018

Então é natal, e o que você fez?

Aproveitando o final de semestre e o espírito natalino (e alguns pensamentos atrasados do dia do professor), aproveitei para pensar um pouco sobre meu trabalho.

Percebi que tenho me tornado cada vez mais rígido com relação aos critérios que estabeleço no início do semestre (com relação à data e trabalhos, atividades extra, etc.).

E do ponto de vista pessoal, o motivo principal dessa mudança é: Tenho imensas dificuldades em lidar com as histórias e problemas de cada aluno, e ser justo ao mesmo tempo. Estar emocionalmente disponível é extremamente desgastante e penoso para mim.

Quanto às implicações dessa escolha, uma delas sem dúvidas ser menos visto como um "cara legal" e mais como um professor como qualquer outro. Ser visto como um entre tantos era um problema quando comecei a lecionar, e aparentemente hoje não mais (haha). Dessa forma, quase todos os amigos ex-alunos que tenho são dos meus primeiros dois semestres aqui (estou aqui há cinco semestres).

Essa mudança também tem a ver com o que acredito ser uma idealização problemática da profissão de professor, onde muitas vezes se confunde a competência e "humanidade" com a capacidade de levar em conta questões pessoais dos alunos. Isso faz com que elementos profissionais como a preparação de aulas e atividades (o que no meu caso é o que toma a maior parte do meu tempo de trabalho) muitas vezes sejam percebidos em segundo plano. Penso nisso há algum tempo, e se alguém tiver alguma referência sobre este assunto peço que me envie <3.

Não me arrependo; Quando cheguei aqui, estar sozinho numa cidade pequena com poucas opções culturais (ainda mais pra quem acabou de chegar) implicava que quase tudo (ou literalmente tudo) que me interessava envolvia a universidade. A transição de que falo tem sido benéfica para mim; Tenho conseguido organizar melhor minha vida, e os finais de semestre têm sido menos tortuosos. Outro fator é que vim da Unicamp, universidade onde as regras são bastante claras e até opressivas, então senti que era uma oportunidade de observar o desenvolvimento de alunos sem tantas restrições. Enquanto experimento, foi muito positivo.

Para concluir, acredito que por trás da "naturalidade" dos professores que se admira, existe *muito* trabalho fora da sala de aula. Até porque, como diria Leminski, "A liberdade é ouro. Tem que ser garimpada.".

2 comentários:

  1. Nossa, passei pela mesma coisa no meu primeiro semestre. Percebi que os alunos são como crianças, temos que estar organizados e dar pra eles aquela certeza do que vai acontecer na sua aula, prova/avaliação. Eu criei alguns formulários de avaliação pra ampliar como avalio os alunos e peço que eles se envolvam nessa tarefa. E pra evitar o estresse de mudança de datas, deixo tudo organizado desde o primeiro dia, assim não tem como dizer que não foi avisado (o moodle da USP ajuda com isso).

    Um aluno meu resolveu que só porque me "conhecia" fora da sala de aula, poderia faltar na prova final da disciplina e não ia dar nada. Eu fiz força pra ele ficar de recuperação e reclamou ainda por cima, isso foi logo no primeiro semestre. A partir daí eu fiquei mais firme mesmo, deixo claro que vai ter ajuda e feedback, mas os deveres devem ser cumpridos sem "jeitinho". Ou muda pra um aluno ou pra todos. Quando vc mostra pros alunos que todos serão avaliados justamente e com os mesmos critérios, eu senti que eles ficaram aliviados... Tem muito professor que tem viés com os bons alunos e os maus e acho isso errado. Eu torço pra todo mundo ir bem, agora não inventa estória sobre mim rs
    Esse foi o ano que foi doído parar de dar aula e ao mesmo tempo eu precisava de um break dos meus alunos. É bem complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beca mandou depô (piada tão velha que até deu pontada no meu joelho)

      Excluir